quinta-feira, 10 de junho de 2010

Músico do IMAGERY comenta sobre influências da música brasileira

Músico do IMAGERY comenta sobre influências da música brasileira

Além de promover o encontro entre rock progressivo e heavy metal, banda também busca referencias na Bossa Nova e Música Instrumental Brasileira

A banda londrinense de progressive metal IMAGERY continua trabalhando firme na pré-produção de seu primeiro álbum. Ainda sem título definido, o disco é esperado para o início de 2011.

Formada por Joceir Bertoni (vocal/guitarra), Ricardo Fanucchi (baixo), Henrique Loureiro (piano/teclados) e Luciano Neves (bateria), a proposta do IMAGERY é unir a experiência individual de cada um dos músicos no desenvolvimento de um som técnico, porém pesado, com referencias em estilos musicais distintos, como o jazz, erudito, bossa nova, música instrumental brasileira, rock progressivo e heavy metal. Entre as principais influências do quarteto, estão nomes como Beatles, Pink Floyd, Yes, Genesis, Rush, ELP, Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Pantera, Dream Theater, Chick Corea, Frederick Chopin, Hiromi Uehara, Bela Bartok, além de Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Djavan, Lenine e outros nomes da música Brasileira.

Num primeiro plano, parece difícil de se conceber um trabalho homogêneo em meio a tantas referencias distintas. Joceir Bertoni, um dos compositores e arranjadores do IMAGERY, prova o contrário.
"Música, melodia, harmonia, poesia e métrica não estão restritas a estilos musicais", diz. "Quando componho uma canção, tenho uma idéia de qual universo musical ela melhor se encaixa em termos de arranjos, porém, não é porque o jazz ou até mesmo a bossa nova tenham acordes dissonantes que esses estilos não podem ser combinados com o heavy metal."
Segundo Joceir, pelo fato do IMAGERY estar ancorado num estilo experimental e multifacetado como o rock progressivo, a banda automaticamente ganha campo para desenvolver sua identidade musical através de ilimitadas experiências com gêneros diversos.
"O progressivo é um estilo sem restrições, e por isso mesmo é que fazemos esse tipo de música. Somos livres para explorar diversos universos musicais, seja a agressividade do metal, a sutileza do jazz ou a poesia da bossa nova."

Quem quiser conhecer um pouco mais desse abrangente universo musical do IMAGERY, pode baixar gratuitamente a demo auto-intitulada da banda:
http://www.4shared.com/file/254796425/36979125/Imagery.html
O grupo também disponibilizou no Youtube um vídeo trazendo cenas de ensaios, gravações e bastidores da pré-produção. Para conferir, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=fI0SkUFk0fY

Mais Informações:

www.myspace.com/imageryprog
www.twitter.com/imageryprog

Fonte: Som do Darma

Nenhum comentário:

Postar um comentário