quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Entrevista - Mario Pastore

Recentemente a Pastore lançou "The Price Of The Human Sins" e para sabermos mais sobre este trabalho conversei com Mario Pastore (vocal), confiram!
Fotos: Divulgação da banda

Bom dia Mario, antes de começarmos, gostaria de agradecer pela entrevista, pelo tempo cedido à Heavy’Olution Metal.

01 - Mário recentemente sua banda Pastore lançou um dos trabalhos mais brilhantes e notáveis do metal nacional, o álbum “The Price Of The Human Sins” e como sei que você já tem toda uma história, todo um caminho já trilhado dentro do cenário metálico. Diga-me quando e como você descobriu a música na sua vida?

Pastore - Nossa que demais você classificar meu CD solo dessa forma!!! A música entrou na minha vida aos 5 anos, graças ao meu pai e minha mãe. Eu comecei imitando o Elvis Presley que foi uma grande influência para mim.

02 - Você foi o frontman de inúmeras bandas nacionais como Tailgunners, Acid Storm, Delpht, Revenge, Sacred Sinner e Social Fears, inclusive tendo cantado ao lado do guitarrista Roland Grapow (Masterplan, MVP, Helloween, Locomotive Breath, Kotipelto, Rampage). De todos estes trabalhos e experiências houve algum que mais influenciou na composição do álbum “The Price Of The Human Sins”?

Pastore - Fiz parte junto com o Mario Linhares e o Renato Tribuzy do show tributo ao Helloween e tive o prazer de cantar “Eagle Fly Free” ao lado do Grapow, foi fantástico. Eu acredito que todos os anos dedicados ao metal me influenciaram no processo de compor esse álbum. E o Gazal tem o mesmo gosto que eu, então a química foi perfeita.

03 - E como foi o processo de composição e gravação deste álbum? Houve alguma dificuldade neste processo todo?

Pastore - (risos)Teve muitas dificuldades. Eu comecei a compor com o Alexandre Botaro (ex Sacred Sinner) que é um excelente guitarrista e uma boa pessoa, mas ele tinha outras prioridades, então o tirei do Pastore.
Estávamos gravando no estúdio dele, passamos a gravar no estúdio do Fabio Buitvidas. Na mesma época o Ravache resolveu deixar a banda, ele havia gravado o baixo. Ele fez um ótimo trabalho mas o som do baixo estava diferente demais de uma música para outra então o Gazal e um amigo dele regravaram o baixo. A mixagem também não estava nos agradando, então levamos para o Pompeu e para o Heros. Eles mataram a pau!!! Isso tudo levou 3 anos. (risos)

04 - Mario quais suas maiores influências?

Pastore -Dentro do metal são Bruce Dickinson, Rob Halford, Geoff Tate, Dio, Michael Kiske, Glen Hughes, Tom Malicoat (Lethal)
Fora do metal gosto do Mario Lanza, Jonhy Mattis, Stevie Wonder, Michael Jackson entre outros grandes cantores.

05 - Sobre a faixa “Horizons”, ela está repleta de energia e sentimento, o que você pode nos contar sobre essa música e letra?

Pastore - Essa música começou a tomar forma na época do Botaro na banda,estávamos compondo e eu sugeri que a base tivesse uma levada folk. O Botaro iniciou a linha de dedilhado e eu em poucos minutos já compus a melodia. Depois o Gazal acrescentou peso, solos e compôs a letra.
A letra fala sobre você nunca perder a esperança na vida, por isso ela passa esse sentimento. Já lutei muito pela minha carreira e pela minha vida então esse sentimento passei para a música.

06 - Fui informado que durante o 5º Nightfall em Ijuí-RS, após o show com a Soulspell, vocês estavam em uma pizzaria e havia alguns fãs por ali e um deles se aproximou elogiando seu álbum “The Price For The Human Sins”, “Mario, seu álbum ta foda”. E como esse trabalho é algo que você sempre almejou, como você se sentiu ao ouvir isso?

Pastore - Sim isso aconteceu mesmo. Esse álbum tem nos trazido muita felicidade, eu o Gazal e o Fábio estamos muito satisfeitos com esse CD e estamos prontos para mais. Vamos trabalhar com mais afinco e agora temos um novo baixista que se chama Alexis, ele toca muito e está muito feliz em trabalhar conosco.

07 - Existem planos ou datas para uma tour?

Pastore - Existem planos mas para o ano que vem. No momento o Fábio está na Europa em com o Shadowside e eu estou ocupado com a turnê do Soulspell até Dezembro.

08 - Mario eu sei que você é conhecido por ser uma pessoa de palavra e falar sempre o que pensa doa a quem doer, sendo assim lhe pergunto. Como você vê a cena nacional? Em sua opinião o que precisa mudar para que as bandas que realmente merecem respeito, e sejam reconhecidas?


Pastore - É realmente eu sou assim, o que tiver que falar, falo mesmo (risos). Inicialmente tem que se mudar a cabeça do público que só ovaciona o gringo ou então as bandas que saem em capa de revista. Outro ponto são as panelas e a galerinha que vai em show pra ver o artista errar e não por ser fã. Além disso as pessoas que tem uma casa de show devem respeitar mais o artista brasileiro.

09 - Um álbum que mudou sua vida?

Pastore – Warning Queensryche.

10 - Um álbum que você gostaria de ter gravado?

Pastore - Piece of Mind Iron Maiden

11 - Qual foi o último álbum que você comprou?

Pastore - O novo do Agent Steel está matador!!!

12 - Além de vocalista e professor de canto, você também é lutador?

Pastore - Sim sou praticante de artes marciais desde criança. Hoje pratico Aikido com o grande Sensei Wagner Tome no Shobu Dojo e treino firme!!

13 - Sem entrosamento entre os músicos é impossível gravar um álbum, e recentemente tive a oportunidade de assistir a uma entrevista sua e do Raphael Gazal na UPTV, diga-me como surgiu essa amizade, essa irmandade entre vocês?

Pastore - O Gazal é um irmão pra mim. Ele foi meu aluno de técnica vocal e canta muito bem por sinal.Um dia ele foi chamado para entrar numa banda. Ele me mostrou uma música que fez,eu achei muito boa a composição dele.
Nesse momento perguntei pra ele: "Por que você não toca comigo no Pastore?"
Ele olhou pra mim e disse: “Você tá falando sério?”
Eu respondi: ”Claro!”.
O resultado disso é esse belo cd!!!(risos). O Gazal além de um grande amigo é meu sócio no Pastore. Tenho que ressaltar também o Fabio que fez um ótimo trabalho de batera e gravação.

14 - E sobre o exterior, existem planos para o lançamento de “The Price Of The Human Sins” em outros paises? E shows?

Pastore - Estou em contato com meu grande amigo Germán Pascoal do Narnia, e ele está tentando me ajudar na Europa e se o CD for lançado lá e bombar com certeza iremos fazer shows.

15 - Um recado aos fãs.

Pastore - Apoiem o metal nacional ! Hoje vocês são o público, amanhã poderão ser uma banda em busca de reconhecimento e carreira.

Mario gostaria de agradecer mais uma vez pelo tempo cedido a esta entrevista, muito obrigado, boa sorte e sucesso. Vida longa a banda Pastore.
´
Pastore -Grande Edson eu que agradeço a sua atenção. Obrigado pelo carinho e apreço ao nosso trabalho. Valeuuuu!!!

Links:

http://twitter.com/banda_pastore
http://www.myspace.com/bandapastore

Edson F. Melo
http://www.myspace.com/heavyolution