quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dark Tranquillity: Pesados e inovadores a cada disco

Dark Tranquillity: Pesados e inovadores a cada disco

Considerado um dos grupos mais influentes do cenário do Metal Mundial dos últimos tempos, o Dark Tranquillity aproveita o lançamento do excelente álbum We are the Void para realizar mais uma extensa turnê pelo Mundo e que, no próximo mês, desembarcará pela primeira vez no Brasil.

Durante a entrevista, o eximio guitarrista Niklas Sundin falou da receptividade do novo trabalho, os shows pelos EUA, as comparações com os compatriotas In Flames, a expectativa pela estreia no Brasil, etc.

Por Costábile Salzano Jr.

We are the Void é um excelente álbum. São características do som conseguir combinar o equipamento experimental do Projector, o peso do Damage Done, com a atmosfera do Haven. Como você trabalhou nas novas músicas para chegar a este som peculiar?

Obrigado! O método de trabalho atual não difere muito de nossos álbuns anteriores. Nós praticamente tivemos o mesmo processo durante os últimos 20 anos. Todos os integrantes inventaram riffs básicos e ideias em casa, e então levamos o material para a sala de ensaio para transformá-lo em músicas de verdade. Nós realmente nunca planejamos com antecedência todo álbum; ele se compõe quando iniciamos o processo.

Qual é a receptividade do material até agora em comparação ao anterior, Fiction?

A resposta tem sido geralmente muito positiva - especialmente na Suécia, os comentários foram os melhores que já recebemos - mas é claro que é impossível para qualquer banda com uma longa história satisfazer a todos. We are the Void é um pouco diferente e as canções demoram um pouco para você se acostumar e apreciá-las plenamente. Fiction foi muito mais direto e óbvio.

No Fiction, as letras focaram em pessoas fictícias e imaginárias. Neste novo álbum, você voltou a escrever sobre si mesmo, como você costumava fazer? Por que você gosta mais de escrever letras pessoais?

Eu não tenho certeza qual a visão do Mikael mas, na minha opinião, as letras do We are the Void são mais egocêntricas e universais. Isto se reflete no contraste "I am the void / "We are the void".

Por muitos anos, o Dark Tranquillty e o In Flames tiveram carreiras bastante comparadas, muito por causa do Anders Friden e também pelo surgimento das duas bandas acontecer na mesma época. Quais são os seus pontos de vista sobre este assunto?

Honestamente, eu não tenho muita opinião sobre isso. O pessoal do In Flames são bons amigos e eles fizeram algo surpreendente com sua carreira, mas sempre fomos duas bandas muito diferentes. Havia muitas coisas comuns na época - Mikael cantava no primeiro álbum, eu escrevi as letras para dois deles e Anders tocou bateria em algumas músicas do Subterreanan - mas por um tempo ficou muito chato quando as pessoas constantemente nos comparavam, mesmo havendo um milhão de bandas com sonoridade similar ao In Flames, mais do que a nossa.

Durante os últimos anos, a Suécia tem ditado as regras da cena atual de Metal. Como você pode explicar este fato e por que tantas novas bandas de qualidade estão surgindo do seu país de origem?

Eu realmente não concordo que há muitas bandas boas na Suécia. O gosto de cada pessoa é diferente, mas a maioria das bandas suecas não me interessam muito. Normalmente, elas têm grande musicalidade, mas nenhuma visão artística real ou foco. A razão para a quantidade de bandas pode ser o padrão material relativamente elevado, mas só estou especulando.

De 1989 até hoje, quais foram os momentos mais importantes na carreira do Dark Tranquillity? Por quê?

Eu acho que conseguir o primeiro contrato seria o evento mais importante, no que diz respeito à carreira. "Skydancer" fez as coisas realmente decolarem no momento do lançamento e ele nos levou de uma banda underground para uma banda que lançou um álbum de verdade, o que não era comum na época.

Quando você decidiu fundar o Dark Tranquillity, qual era seu objetivo? Você esperava ter uma recepção tão grande rapidamente?

Nós não tínhamos quaisquer objetivos senão tentar nos divertir e sermos criativos. Nenhum de nós podia tocar nossos instrumentos quando começamos, por isso até mesmo gravar uma demo ou fazer um show ao vivo parecia irreal.

Ao contrário de várias bandas, o line up do Dark Tranquillity não mudou muito. Por que?

Nós somos frequentemente questionados sobre isso e eu realmente não sei. A única resposta seria que nós nos conhecemos bem e temos uma boa dinâmica de banda e de cooperação. Todos contribuem para a música e temos algo a dizer, e todo mundo tem os pés no chão, sem qualquer ego de rockstar.

Como você se sente sabendo que são capazes de influenciar a música de tantas novas bandas?

Não é algo que pensamos muito. Naturalmente, nos sentimos lisonjeados mas, ao mesmo tempo, isso realmente não nos afeta.

Como as mudanças no Heavy Metal nas últimas décadas modificou o som do Dark Tranquillity?

Pergunta complicada ... Eu acho que as mudanças na tecnologia de gravação são o principal fator. Alguns dos primeiros álbuns foram gravados em fita, 100% analógicos, enquanto os posteriores são digitais. Isto não tem qualquer efeito sobre a composição, mas é a única mudança geral eu posso pensar que tem afetado nosso som.

Por que você decidiu relançar os álbuns Projector (1999), Haven (2000) e Damage Done (2002) em uma versão de luxo?

A gravadora precisava fazer reimpressões de qualquer maneira, então nós pensamos que seria uma boa ideia adicionar todo o material que foi gravado ao mesmo tempo, mas que por um motivo ou outro não foi incluído nas versões originais dos álbuns.

Qual foi o momento mais curioso na sua carreira até agora?

Houve muita loucura e caos, por isso é difícil escolher um único momento. É provavelmente o momento geral de criar algo que mexe com muitas pessoas e ser capaz de viajar pelo mundo.

No ano passado, você lançou o DVD Where Death is Most Alive. Como você trabalhou para este lançamento? Você está feliz com os resultados e o feedback?

Com certeza! Foi tudo o que esperávamos e muito mais e o feedback foi surpreendente. Mesmo aqueles que não gostam da nossa música admitiram que é um dos DVDs ao vivo mais profissionais que já ouviram, por isso estamos felizes. Todo o projeto levou muito tempo, mas certamente valeu a pena.

Como está indo a turnê pelos E.U.A?

Está indo muito bem. Muita gente nos shows e uma boa atmosfera. Fizemos quase metade da viagem E.U.A./Canadá e agora estamos a caminho de Toronto.

O que o público pode esperar da primeira vez do Dark Tranquillity no Brasil? Certamente, os fãs podem esperar algo especial, não é?

Claro que sim! A primeira vez é sempre especial! (muitos risos) Sério, nós esperávamos tocar no Brasil há muito tempo e ficamos desapontados que nossa turnê anterior pela América do Sul não pôde incluir seu país, por isso estamos ansiosos para fazer um show verdadeiramente especial.

Vocês gostam de futebol? Na época que vocês estiverem tocando na América do Sul, a Copa do Mundo estará acontecendo ao mesmo tempo. Como você se sente já que a Suécia, mesmo com alguns bons jogadores, não foi classificada? Acredito que será uma experiência interessante, não acha?

(risos) Desculpe, mas não tenho nenhum interesse em esportes. Sinceramente, nem sabia que a Copa do Mundo estava chegando. Alguns dos outros caras da banda tem grande interesse pelo futebol, então eles provavelmente tem planos de assistirem quantos jogos forem possível, mas eu não.

Quais são os projetos futuros da banda?

Bem, a prioridade agora é tocar ao vivo, e o restante de 2010 está praticamente lotado. Depois de chegar em casa na Suécia, nós temos festivais por todo o verão, antes de embarcar em uma grande turnê pela Europa.

Deixe uma mensagem aos fãs.

Obrigado pelo apoio! Vejo vocês em breve!

www.darktranquillity.com/
www.myspace.com/dtofficial

Fonte: Costábile Salzano Jr. - The Ultimate Press

O preconceito do brasileiro com as bandas nacionais de metal

O preconceito do brasileiro com as bandas nacionais de metal

Por Mario Pastore

Bem isso é algo que incomoda a mim e a muitos músicos no Brasil, então vou meter bala por aqui, é incrivel a quantidade de bandas de qualidade e músicos bons que temos nesse país, todos os dias vemos ótimos trabalhos, mas em todos os casos as boas bandas que aparecem tem que buscar seu reconhecimento no exterior, e muitas não conseguem, pois é preciso um investimento grande para uma divulgação em massa, mesmo com a ajuda da internet é preciso propaganda, as pessoas precisam ouvir e a propaganda chama a atenção. Aqui é terrivel o preconceito que os músicos brasileiros sofrem com o nosso público, claro que devemos reconhecer que o metal não nasceu aqui, mas isso não tem importância pois não nasceu na Alemanha e ali pelos idos dos 80 tivemos uma explosão de metal e hard alemão, como Scorpions e Helloween, então se eles que são alemães podem cantar em inglês e fazer sucesso por que nós brasileiros não!?!? Alguns fatores!! 1) Aqui a maioria do público monta banda. 2) Muitos ja começam desdenhando e querendo competir com músicos de MUITO TEMPO de estrada. 3) O cara vai no show não por ser fã do artista (banda) vai pra esperar o músico errar ao vivo pra dizer, eu faria melhor. 4) As bandas competem, não se unem e se apoiam, vão pra disputar o show. Isso são alguns agravantes, pois tem MUITA COISA errada. Em 2002 participei de um show tributo ao Helloween e tive o prazer de cantar ao lado de Roland Grapow, foi um evento do Rock News Jornal, que diga-se de passagem, um ÓTIMO VEICULO de ROCK-METAL que fechou as portas por falta de apoio. Cantamos a 4 vozes os classicos do Helloween. No dia anterior tivemos uma tarde de autógrafo, o pessoal levava o poster do evento e todos nós autografavamos os mesmos, a uma certa hora um moleque dos mais IDIOTAS possiveis, entrou com o poster e levou para o Grapow, pegou o autógrafo e saiu, alguém gritou. Pô e os vocalistas!!! Ele olhou pra trás e respondeu, "Eles não são nada", eu levantei e chamei o moleque de cuzão!!! Ia partir pra cima quando o Leandro do Rock News me segurou e disse, cara deixa quieto pois se você bater, você é o vilão!! (risos) Pior que ia soar dessa forma mesmo, então essa é a mentalidade do público brasileiro, escrevi só pra vocês que vão ler, refletir sobre várias coisas, por que somos bons músicos e não fazemos sucesso? Por que fulano ou siclano e eu não? Pense se você não é um dos que vai atirar pedras em artistas que estão lançando seus trabalhos!! Se você não entra na internet pra falar bosta de determinado artista de graça, sem conhecer o cara ou o trampo dele. No fim pense o seguinte, você estúda música monta uma ótima banda, e nada acontece!! Se queremos o respeito da midía, selos e gravadoras, rádios e locutores de rock, devemos aprender a respeitar um ao outro. Abraços e espero que as coisas mudem, pois o metal aqui ta mancando e a culpa é de TODOS!!!

Mario Pastore é vocalista da banda Pastore e atua no cenário nacional à 23 anos, tendo participado e fundado inúmeras bandas de grande importância ao metal nacional, entre elas Titânio, Acid Storm (precursores do Metal progressivo brasileiro), Opera’s Noise, Tailgunners, Sacred Sinner.

Fonte: http://pastorecantandoesoltandooverbo.blogspot.com/

Criticos!!! Donos da verdade ou da verdade que lhes convêm???

Criticos!!! Donos da verdade ou da verdade que lhes convêm???

Por Mario Pastore

Bem, resolvi escrever essa matéria pois essa semana fomos tristemente surprendidos pela noticia da morte de um dos ícones do metal mundial, nosso querido DIO, foram muitas manisfestações de carinho e soliedaridade de fãs, imprensa na maior parte respeitou essa perda, quando na segunda feira me deparo com um imbecil, postando em seu blog, uma matéria desrespeitosa, infeliz, e oportunista ja que esse babaca fez isso para gerar polêmica e obter muitos acessos em seu blog. Em primeira mão me pergunto!?! Hoje em dia, aonde um ser humano pode chegar para obter seus 5 minutos de fama!?!? Francamente não sei, pois eu penso assim, por mais que não a pessoa não goste do artista, ou letras, o que quer que seja, a pessoa faleceu, de uma doença devastadora, não caberia pelo menos o respeito? Eu não vou postar o nome desse infeliz pois não quero gerar a ele mais publicidade do que ele merece, mas para constar. Ronnie James Dio, é ícone no MUNDO TODO, influenciou cantores de vários estilos, gravou inúmeros albúns, muitas turnês, enquanto esse idiota que escreveu isso, é um mero jornalistazinho que infelizmente veio ao mundo pra não acrescentar nada a nossa existência, a não ser RAIVA, pena, por ser tão pobre espiritualmente, eu continuo essa matéria falando dos critícos de música e arte, MUITOS DESSES CARAS são músicos ou atores, pintores FRUSTRADOS. Nós artistas muitas vezes somos alvo de critícas mediocres, preconceituosas, essas pessoas que escrevem, na maioria dos casos é por gosto pessoal e não por competência, tem caras que escrevem em revistas de música que nunca estudaram música na vida! E o pior, as vezes vemos trabalhos ruins que são elogiados pelos mesmos jornalistas!?!?! Existe algo chamado MATÉRIA PAGA. Então só pra fechar, façam seus trabalhos para agradar fãs e a vocês mesmos, pois o critíco muitas vezes o acusa e o detona pois ele não daria a cara pra bater por saber que seria mil vezes pior do que o que você fez, é o alivio dele detonar alguém pra se sentir melhor sobre si mesmo, DIO te digo só uma coisa, muito obrigado por vir ao mundo nos alegrar e nos encantar com sua FANTÁSTICA VOZ!!! Pra finalizar!! RONNIE JAMES DIO x famoso quem????

Mario Pastore é vocalista da banda Pastore e atua no cenário nacional à 23 anos, tendo participado e fundado inúmeras bandas de grande importância ao metal nacional, entre elas Titânio, Acid Storm (precursores do Metal progressivo brasileiro), Opera’s Noise, Tailgunners, Sacred Sinner.

Fonte: http://pastorecantandoesoltandooverbo.blogspot.com/

Lizzy Borden confirmados para o “Stockholm Rock Out Festival”

Lizzy Borden confirmados para o “Stockholm Rock Out Festival”

Lizzy Borden foi confirmado para o “Stockholm Rock Out Festival”, programado para ocorrer em 10 e 11 de setembro, em Alvik, Estocolmo, na Suécia. Este será o único show escandinavo em 2010. Os ingressos já estão à venda em: www.sthlmrockout.com.
Nos últimos dois anos a Lizzy Borden apresentou performances espetaculares com a "Appointment with Death Show", passando por 11 países (da América do Norte para a Europa) em alguns dos maiores festivais como o "Sweden Rock” (Suécia), "Bang Your Head" (Alemanha)", “Kobetasonic" (Espanha) e "Rocklahoma" (E.U.A.).
Por unanimidade, foram declarados “Lizzy Borden o sucesso dos festivais", comparando seu show a um concerto do Kiss.

Hoje - 27 de maio, Ballroom em Cleveland, Ohio
US$ 10,00 show especial da Lizzy Borden com “Meet and greet” após o show

O restante da Tour programada segue abaixo:

Maio:
Maio - 27 - Cleveland, OH - Agora Ballroom ($10 - Special intimate show with Lizzy Borden with meet and greet after show)
Maio - 28 - Pittsburgh, PA - Hard Rock Cafe
Maio - 29 - Poughkeepsie, NY - The Chance
Maio - 30 - Providence, RI - Club Hell

Junho:
Junho - 1 - Brooklyn, NY - The Bell House
Junho - 3 - Wantagh, NY - Mulchay’s
Junho - 4 - Springfield, VA - Jaxx
Junho - 5 - Reading, PA - The Silo Night Club
Junho - 6 - Newport News, VA - Budda’s Place (New venue)

Julho:
Julho - 23 e 25 - Oklahoma City, OK - Rock N America Festival

Agosto:
Agosto - 6 - Wacken, Germany - Wacken Open Air
Agosto - 7 - Brielpoort/Deinze, Belgium - Alcatraz Metal Festival
Agosto - 13 - San Javier, Spain - Leyendas del Rock festival
Agosto - 14 - Pontevedra, Spain - Vigo @ Sala Mondo
Agosto - 15 - A Coruña, Spain - Discoteca Ola Green
Agosto - 19 - Uster, Switzerland - Rock City
Agosto - 20 - Pinarella, Italy - Rock Planet
Agosto - 21 - Viareggio, Italy - Paranoid
Agosto - 23 - Vienna, Austria - Metal Corner
Agosto - 27 - Lübeck, Germany – Treibsand
Agosto - 28 - Rijssen, Holland - Elsrock Festival

Setembro:
Setembro - 10-11 - Stockholm, Sweden - Stockholm Rock Out

Novembro:
Novembro - 6 - Tokyo, Japan - Shibuya Cyclone (new dates)
Novembro - 7 - Tokyo, Japan - Shibuya Cyclone (new dates)

Videos da “Appointment With Death” estão na web agora:
Confiram em: http://www.youtube.com/lizzybordenband

Maiores informações:

http://www.lizzyborden.com/
http://www.myspace.com/lizzybordenband

Fonte: Snake City Music

Roça 'N' Roll sorteia CDs da banda Hammurabi

Roça ‘n’ Roll sorteia CDs da banda Hammurabi

O site do Roça ‘n’ Roll promove sorteio de cinco MCDs Shelter of Blames da banda Hammurabi. Para participar, os internautas devem se cadastrar no site www.rocainroll.com, baixar o single “Blessed by Hate” no site www.hammurabi.com.br e comentar sobre o lançamento. Os cinco melhores comentários ganham o MCD. A promoção e válida até o dia 29 de maio.

O Hammurabi é uma das atrações da 12ª expedição do Roça ‘n’ Roll. O grupo foi selecionado entre mais de 200 bandas na seletiva 2010 do festival. O quarteto formado por Daniel Lucas (Vocal e Baixo), Wagner Oliveira (Guitarra), Danilo Henrique (Guitarra) e Críslei Rodrigo (Bateria), lançou a demo Submersos (2006), o MCD Shelter of Blames (2008) e Blessed by Hate (websingle/2010). Este ano, o grupo deve lançar o primeiro álbum The Extinction Root.

Este ano, o festival vai ser realizado no dia 12 de junho, na Fazenda Estrela, na zona rural de Varginha, no sul de Minas. A programação do Roça ‘n’ Roll destaca o III Torneio de Truco do Roça, campeonato de Air Guitar workshops e exposição de arte. O objetivo é promover a cultura e a interação entre os fãs de Rock e Heavy Metal de várias regiões do Brasil

A programação destaca apresentações das bandas Almah, Bittencourt Project, Torture Squad, Tuatha De Danann, Salário Mínimo, Agouro, Agrotóxico, Corpse Grinder, Kamala, Hammurabi, Murder Ride, Alpha Scorpii, Lothloryen, Unliver, Mercuryio Projectile e Ravenland.

Os ingressos podem adquiridos nas lojas Tribo S.A (Varginha) e Wanger (Varginha), Balaio de Gato (Varginha), Espaço Livre (Varginha) e Cabelo Tatoo (Alfenas). Na internet os ingressos podem ser adquiridos pelos emails ticketroca@gmail.com e info@rocainroll.com.

O Roça ‘n’ Roll conta com o patrocínio das empresas Autotrans, Frutty e Itaipava e o apoio das leis Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas, da Prefeitura de Varginha, do Comic, da Fundação Cultural do Município e das empresas Via Cabo, 99 FM, Roadie crew, Consulado do Rock, Frigorifico São Francisco, Lady Snake, Wranger, Microlins, Tendas On Line, Meteoro, Rock in Road e do Programa Combate (Rádio Melodia FM).

Serviço

Roça ‘n’ Roll 12ª Expedição

Data: 12 de junho

Atrações: Almah, Bittencourt Project, Torture Squad, Tuatha De Danann, Salário Mínimo, Agouro, Agrotóxico, Corpse Grinder, Kamala, Hammurabi, Murder Ride, Alpha Scorpii, Lothloryen, Unliver, Mercuryio Projectile e Ravenland.

Local: Fazenda Estrela – Rodovia Varginha-Monsenhor Paulo KM 2 – Varginha/MG

Ingressos Promocionais até dia 6 de junho: R$ 60,00 (inteira – brinde: camiseta do Roça) – R$ 30,00 (meia entrada)

Pontos de venda em Varginha-MG: Tribos SA (em frente ao Mercado Municipal), Balaio de Gato (Av. São José – Centro), Wanger (Av. Rui Barbosa – Centro), Espaço Livre (próximo à Rodoviária).

Ponto de venda em Alfenas-MG: Cabelo Tatoo

Venda de ingressos pela Internet: ticketroca@gmail.com

Venda de ingressos para excursões: info@rocainroll.com

Site oficial: www.rocainroll.com

Fonte: Ivanei Salgado - Artepress