quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Roça ‘n’ Roll: projeto é destaque em ações sociais no Sul de Minas

Roça ‘n’ Roll: projeto é destaque em ações sociais no Sul de Minas

CAMP ofereceu aulas de canto, flauta, percussão, teoria musical e oficina de construção de instrumentos aos alunos da Escola Municipal Santa Teresinha.

Em 2010, o Roça ‘n’ Roll não ficou restrito ao festival realizado em junho. Durante todo segundo semestre o projeto realizou diversas atividades culturais e sociais que beneficiaram estudantes, músicos e instituições assistenciais de Varginha.

Nos meses de outubro e novembro, o Roça ‘n’ Roll realizou workshops com Fábio Laguna (Hangar), Anderson Alarça (Liar Symphony), Thiago Oliveira (Seventh Seals) e Thiago Bianchi (Shaman). Os ingressos foram trocados por alimento não-perecível.

Para o organizador Bruno Maia, os workshops possibilitaram uma interação entre os músicos da região com profissionais já experientes na área. “O mais interessante que o público não foi somente os apreciadores de Rock, mas músicos de outros estilos”, destaca.

Toda arrecadação, cerca de 600 quilos, foi revertida para instituições assistenciais da cidade. Entre elas, a ONG Vida Viva que atua no apoio a pacientes com câncer no Sul de Minas e o Banco de Alimentos do município. Para atender diretamente a população, o projeto distribuiu cestas básicas para algumas famílias carentes de Varginha.

Também após a realização do festival, o organizador Bruno Maia, desenvolveu o Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP). A iniciativa ofereceu aulas de canto, flauta, percussão, teoria musical e oficina de construção de instrumentos aos alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima ao local de realização do Roça ‘n’ Roll.

O CAMP atendeu cerca de 80 crianças. De acordo com a professora Daniela Barbosa Lúcio Alves, diretora da Escola Santa Terezinha, o projeto teve um impacto muito positivo nos alunos. Segundo ela, a musicalização motivou os estudantes a participarem das atividades escolares e contribuiu para melhorar o relacionamento interpessoal facilitando trabalhos coletivos. “A música ajuda no desenvolvimento intelectual e permite uma interação do indivíduo no ambiente social”.

Conforme o idealizador do projeto, a proposta é continuar essas ações em 2011. Para Bruno Maia, o Roça ‘n’ Roll não é apenas um festival de Rock. “Queremos realmente interferir positivamente na realidade cultural, social e ambiental do Sul de Minas. Para isso, vamos expandir nossa atuação e comprovar a importância do Rock na mudança de realidades da sociedade”, finaliza.

Em 2011, o festival Roça ‘n’ Roll vai ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, no feriado de Corpus Christ. Para a 13ª expedição do festival, a organização promete atrações de destaque nacional e internacional e outras atividades especiais.

Os workshops do Roça 'n' Roll arrecadaram alimentos para instituições assistenciais de Varginha. O músico Anderson Alarça ministrou o workshop de bateria.

Fonte: ArtePress