segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Entrevista - Katia Shakath vocalista da Semblant

Semblant banda de Curitiba-PR, que aos poucos vem crescendo no país e ganhando mais espaço a cada dia, e para conferir o segredo de tamanho sucesso, tive a oportunidade de falar com Katia Shakath a simpática vocalista da banda. Confiram!

Por Edson F. Melo


Antes de começarmos Kátia, gostaria de lhe agradecer pela entrevista e pelo tempo cedido a HEAVY’OLUTION METAL.
1 - Por gentileza Kátia conte-nos um pouco da história do inicio da banda Semblant.

A minha idéia inicial era ter uma banda para tocar covers das minhas bandas favoritas, então chamei uns músicos amigos e escolhi o nome da banda “Semblant”, mas com o decorrer do tempo, fomos tendo a necessidade de compor musicas próprias, foi quando a banda teve uma revigorada nos membros, juntando-se a nós o vocalista Sergio Mazul, o guitarrista Roberto Hendrigo, o baixista Leonardo Rivabem e por fim o baterista Cândido Olivieira.

2 - Qual foi a maior dificuldade encontrada no inicio? E quais fatos que serviram como um amadurecimento à banda?

A maior dificuldade no inicio foi o comprometimento dos músicos com a banda e o entrosamento entre si. Eu acho que o que mais nos serviu como amadurecimento foi a troca dos companheiros que vieram com muito entusiasmo, competência e todos se tornaram grandes amigos.

3 - A demo “Behold The Real Semblant” foi lançada em 2008, como foi a repercussão deste trabalho?

Essa demo teve uma grande repercussão na nossa carreira, pois foi através dela que ganhamos destaque da edição na seção Garage Demos da revista Roadie Crew e fomos convocados para o Wacken Metal Battle, no qual nós fomos os ganhadores do nosso estado e representamos ele na final do Rio de Janeiro, alem das inúmeras entrevistas, shows em outras cidades, aberturas para grandes shows como Tristania e Nightwish é claro, inúmeros fãs que surgiram.

4 - Kátia, como foi o processo de composição e gravação de “Behold The Real Semblant”?

Todas as musicas da Semblant são compostas de diversas maneiras, as do EP “Behold The Real Semblant” por exemplo, foram compostas em conjunto em uma tarde; algumas do nosso álbum que está por vir, “Last Night of Mortality”, demoraram semanas para serem concluídas. Mas geralmente compomos com uma idéia inicial de um dos membros e acrescentamos idéias em grupo para que uma música seja concluída.
A gravação foi toda feita no AvantGarde estúdios, após alguns meses de ensaio. É lá inclusive que estamos gravando e mixando o nosso CD completo também.

5 - Em 16/05/2008 a banda Semblant, dividiu o palco com a banda Tristania, como foi abrir o show para essa banda? O que isso representou para vocês?

Nossa foi simplesmente fantástico, primeiramente por que Tristania é uma das minhas bandas favoritas e a nova vocalista Mary, assim como todos os outros membros, é maravilhosa! Para nós isso foi uma honra incrível, pois ser convidados para uma abertura como essa é maravilhoso, uma grande honra! Além de claro, termos apresentado nosso show e nossa música para uma banda que todos nós adoramos.

6 - Nos shows, com qual ou com quais músicas vocês obtém um maior retorno do público?

Ultimamente, estamos tendo um bom retorno de quase todas as musicas, pois o pessoal já esta conhecendo todas devido ao grande número de shows que fizemos em todo o Brasil ano passado e neste ano de 2009, mas ainda sim, as que mais causam impacto no publico são: “Forever Failure” e “Legacy of Blood” do EP “Behold the Real Semblant” e ”The Neptune Effect” e “Sleepless” do nosso álbum a ser lançado.

7 - Quais as maiores influências dos músicos da Semblant?

Cada um dos seis membros possuem influências bem próprias e bem diversificadas; eu não saberia te dizer as de todos eles, mas as minhas são Evanescence, Lacuna Coil, Nightwish, Within Temptation, Tristania, Paradise Lost, Evergrey, Morgana Lefay, The 69 Eyes, Iron Maiden e muitas outras.

8 - Kátia sobre o novo álbum, que está previsto para ser lançado em outubro, o que você pode nos adiantar sobre este trabalho? Já batizaram esse novo álbum?

Então, esse novo álbum se chama ”LAST NIGHT OF MORTALITY” e será lançado no início de 2010. Mas no dia 31 de outubro nossos fãs terão uma grande surpresa. O CD já esta totalmente finalizado, a capa também já foi inclusive revelada e está maravilhosa.

9 - Como foi o processo de composição deste novo álbum?

Trabalhamos ao extremo em todas as músicas, muito mais do que nas músicas do EP, até porque evoluímos como banda desde que lançamos nossas primeiras composições e por questão dessa evolução, a sonoridade se tornou mais complexa e mais trabalhada.

10 - Uma frase ou palavra que defina a banda Semblant.

Trabalho. Muito trabalho.

11 - Um recado aos fãs.

Eu só tenho a agradecer todos vocês pela grande força e grande amor que vocês têm nos dado. Muito Obrigada Mesmo!!! E aguardem pelas novidades da Semblant e pelo novo CD, que está fantástico e sem dúvida surpreenderá a todos mais do que o EP surpreendeu.


Kátia mais uma vez gostaria de lhe agradecer pela entrevista, muito obrigado, parabéns e muito sucesso a Semblant. Boa sorte.


Maiores informações:

www.myspace.com/semblant
www.freemindrecords.com.br/semblant