quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Alunos do projeto de musicalização do Roça ‘n’ Roll se apresentam na estação ferroviária de de Varginha

Alunos do projeto de musicalização do Roça ‘n’ Roll se apresentam na estação ferroviária de de Varginha

O CAMP atendeu mais de 80 alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Varginha-MG.

Depois de quatro meses de formação musical, do Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP) realizado pelo Roça ‘n’ Roll chega ao ápice! No dia 9 de dezembro, às 20h, na Estação Ferroviária de Varginha, cerca de 50 alunos atendidos pelo realizam uma apresentação na “Quinta da Boa Música”.

O CAMP atende alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima à Fazenda Estrela, local de realização do Roça ‘n’ Roll. A iniciativa ofereceu aulas de canto, flauta, percussão, construção de instrumentos e teoria musical.

O projeto foi criado pelo músico e produtor cultural Bruno Maia, organizador do Roça ‘n’ Roll. De acordo com ele, a proposta foi introduzir as crianças no mundo das artes. “O resultado foi muito positivo. E estamos muito felizes por contribuir com desenvolvimento cultural das crianças da Escola Santa Terezinha”, enfatiza.

A professora Daniela Barbosa Lúcio Alves, diretora da Escola Santa Terezinha, confirma o impacto positivo do projeto nos alunos. “Ficou explícito que a musicalização contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária”.

Sobre outros os benefícios do CAMP, Daniela Barbosa destaca que o projeto motivou os estudantes a participarem das atividades escolares e contribuiu para melhorar o relacionamento interpessoal facilitando trabalhos coletivos. “A música ajuda no desenvolvimento intelectual e permite uma interação do indivíduo no ambiente social”.

A proposta é continuar com o projeto, mas segundo Bruno Maia, a continuidade das aulas depende do apoio das empresas da cidade. “Vamos buscar parcerias para ampliarmos a atuação do CAMP”. Para a diretora da escola, a inclusão permanente do CAMP no Projeto Político Pedagógico da Escola seria uma grande conquista para os alunos.

Na estação ferroviária, as crianças do CAMP apresentam obras clássicas da MPB. A Quinta da Boa Música é realizada pela Fundação Cultural de Varginha e transformou a antiga estação da cidade em palco para músicos regionais apresentarem seus trabalhos. Após os estudantes da Escola Santa Terezinha, a banda Diablo de Havana realiza um show especial.

O CAMP tem a realização de Bruno Maia, da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC –Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Thibabem Distribuidora, Ótica Mauricio, Rafael Braga (violeiro), Taurus, Gontijo & Costa Alves, Frutty Refrigerantes, Indústria Mineira de Forjados, Trotty Confecções, Sigma Metalúrgica, Lecram, Microlins, Wanger e Unincor. O projeto está inserido nas atividades do festival Roça ‘n’ Roll, realizado anualmente em Varginha.

O projeto foi criado pelo músico Bruno Maia com objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

Fonte: ArtePress

Nenhum comentário:

Postar um comentário